Em geral, a meditação da Sahaja Yoga é a melhor forma de combater as doenças do dia a dia e nos tornar mais fortes e resistentes a elas. Nós não podemos nos tornar totalmente imunes às doenças, mas podemos usar a meditação para nos tornar mais resistentes e capazes de evitar os problemas que são comuns no atual estilo de vida agitado e estressante. A Sahaja Yoga é a melhor maneira de superar o estresse e curar as doenças do dia-a dia.

Há também algumas medidas adicionais que podemos adotar para nos ajudar a nos manter saudáveis e cuidar dos nossos chakras e do sistema sutil. Essas técnicas complementam a meditação e abaixo estão alguns exemplos de tratamentos sugeridos.

 

Programa Clínico da Sahaja Yoga para DDAH (Distúrbio de Déficit de Atenção e Hiperatividade) na Austrália

Esse estudo investigou a meditação como um método de tratamento familiar para crianças com DDAH (Distúrbio de Déficit de Atenção e Hiperatividade), usando as técnicas da Meditação Sahaja Yoga (MSY).

Pais e filhos participaram de um programa de 6 semanas, com sessões clínicas duas vezes por semana e meditação regular em casa. As avaliações pré e pós tratamento incluíram classificação pelos pais dos sintomas de DDAH dos filhos, avaliação da auto-estima e da qualidade do relacionamento entre pais e filhos. As percepções do programa eram coletadas via questionários preenchidos pelos pais e entrevistas com as crianças. Os resultados mostraram melhoras no comportamento das crianças com DDAH, na auto-estima e na qualidade dos relacionamentos. As crianças descreveram benefícios em casa (melhor padrão de sono, menos ansiedade) e na escola (maior capacidade de concentração, menos conflito). Os pais relataram estar mais felizes, menos estressados e mais capazes de lidar com o comportamento das crianças. As indicações desta investigação preliminar são de que a Meditação Sahaja Yoga (MSY) pode oferecer às famílias um efetivo instrumento para um tratamento familiar das crianças com DDAH.

 

Programa Clínico da Sahaja Yoga para DDAH

)

 

Falta de ar ou dificuldade respiratória e ataques de pânico

Frequentemente esses tipos de ataques podem ser causados por um bloqueio no Chakra do Coração. Nós podemos trabalhar neste centro durante nossas meditações e também respirar devagar e profundamente, inspirando e expirando por um tempo com a nossa mão direita sobre o Chakra do Coração.

 

Dor no pescoço

Isso pode ser causado por uma obstrução no Vishuddhi Chakra. Nesse caso podemos colocar a nossa mão na região dolorida durante a meditação e também afirmar: “Mãe, eu não sou culpado” 16 vezes ou tentar massagear a área com óleo. Nós também podemos curar esse chakra falando de forma doce e evitando discussões sempre que possível.

 

Dores de cabeça

Causadas frequentemente por excessiva atividade no nível do ego. Para ajudar a aliviar a dor nós podemos olhar para a chama de uma vela durante nossa meditação ou colocar a palma da mão direita na testa e dizer para nós mesmos: “Mãe, eu perdôo a todos”. Nós podemos também massagear gentilmente a testa (Agnya frontal) com os dedos utilizando óleo de sândalo. Se a dor for atrás da cabeça, nós podemos acariciar a têmpora esquerda para trás e para baixo transversalmente na parte posterior da cabeça com a mão direita, para baixar o superego inflado e então ajudar a aliviar a dor.

 

Irritação nos olhos

Para tratar os seus olhos reserve um tempo para olhar para o céu ou para a natureza, como por exemplo, as árvores ou a grama verde. Esse é um meio efetivo de contrabalançar o excesso de leitura ou o trabalho em ambientes fechados.

 

Garganta

Tente proteger a garganta contra o frio extremo, poeira ou até mesmo a conversa excessiva. Quando for possível, use uma echarpe. Mastigar alcaçuz cru ou tomar mel pode ajudar a tratar os problemas nessa área.

 

Insônia

Este é um problema de um canal direito hiperativo. Para eliminar este problema nós precisamos nos equilibrar na meditação, bem como esfriar o canal direito. Um banho- de- pés (footsoak) com água fria e sal também é recomendado, durante a meditação da noite.

 

Pensamento constante – Fígado quente

Isso também é causado por um uso excessivo do canal direito. Um dos sintomas é uma atenção fragmentada, de modo que nós achamos difícil meditar e nós nos tornamos agitados, inquietos e adoecemos com facilidade. Nós podemos usar a bolsa de gelo para esfriar a área do fígado diretamente e tentar evitar comer coisas que esquentam o fígado, como por exemplo frituras por alguns dias.

 
Rodapé