/*r.b 20150421 non www for webmaster tools */

Visão Geral

   

O sexto chakra é o chakra do perdão e da compaixão. O perdão é o poder de deixar sair a ira, o ódio e o ressentimento e de descobrir, com humildade, a nobreza e a generosidade do Espírito. É este chakra que dissolve todo o nosso ego, condicionamentos, hábitos, falsas idéias de racismo e todas as nossas identificações errôneas. É a porta estreita que abre o caminho para nossa consciência ascender a seu destino final, que é o sétimo chakra.

Olhos que vagueiam, olhando coisas impuras, ou egocentrismo danificam este chakra. Olhar o céu, a terra ou a natureza pode ajudar a purificá-lo.

Agnya Esquerdo

Localização: lado direito da cabeça.
Funções: imaginação, superego, hábitos.

Agnya Direito

Localização: lado esquerdo da cabeça.
Funções: raciocínio lógico, ego.

Agnya Central

Localização: dentro do cérebro, no cruzamento do nervo óptico (no centro da testa, para facilitação).
Qualidades: capacidade de perdoar, de renunciar ao que não ajuda na evolução; humildade.

Agnya Frontal

Localização: testa.
Qualidades: coragem (vontade e perseverança) para evoluir, guerreiro pela preservação da pureza.

Agnya Posterior

Localização: atrás da cabeça, acima da nuca.
Qualidades: pureza e inocência no olhar.

Tratamentos

Antes de fazer os tratamentos, é necessário ter praticado a meditação da Realização do Si.

Aqui estão listados os tratamentos iniciais nos chakras. Mais detalhes sobre como equilibrar os chakras, procure um dos nossos centros de meditação ou fale conosco através de nosso fórum.

1. Como determinar os bloqueios

   

No dedo anelar, perceber formigamento, pressão ou pontadas. Percepções no dedo anelar esquerdo, indicam bloqueios no Agnya Esquerdo, enquanto percepções no dedo anelar direito, indicam bloqueios no Agnya Direito. Percepção em ambos os dedos anelares, trabalhar todo o Agnya (Esquerdo, Direito e Central).

 

2. Tratamento com as vibrações

   

Observe a figura ao lado. O canal em amarelo (canal direito) na altura da testa, cruza para o lado esquerdo e forma o balão amarelo (ego). Devido a isso, o Agnya Direito fica no lado esquerdo da testa. O equivalente acontece com o canal azul (canal esquerdo), ele cruza para o lado direito e forma o balão azul (superego). Devido a isso, o Agnya Esquerdo fica no lado direito da testa.

  • Agnya Esquerdo: tocar com a mão direita o lado direito da testa e colocar a mão esquerda sobre a perna esquerda com a palma para cima. Nesse momento, pode-se fazer também o mantra ou as afirmações para o Agnya Esquerdo ou ambos.
  • Agnya Direito: tocar com a mão esquerda o lado esquerdo da testa e colocar a mão direita sobre a perna direita com a palma para cima. Nesse momento, pode-se fazer também o mantra ou as afirmações para o Agnya Direito ou ambos.
  • Agnya Central e Frontal: tocar com a mão direita a testa e colocar a mão esquerda sobre a perna esquerda com a palma para cima. Nesse momento, pode-se fazer também o mantra ou as afirmações para o Agnya Central e Frontal ou ambos.
  • Agnya Posterior: tocar com a mão direita a parte de trás da cabeça e colocar a mão esquerda sobre a perna esquerda com a palma para cima. Nesse momento, pode-se fazer também o mantra ou as afirmações para o Agnya Posterior ou ambos.

 

3. Tratamento com os elementos

Banho-de-pés (footsoaking): água quente para os bloqueios do lado esquerdo e fria para os bloqueios do lado direito.

 

Materiais:

  1. Uma bacia;
  2. Sal, grosso ou fino;
  3. Um pequeno vasilhame ou jarra para água;
  4. Uma toalha pequena.

Procedimento :
Escolha um ambiente tranqüilo. Encha a bacia com água morna de modo que cubra os tornozelos e coloque dois punhados de sal (fino ou grosso). Encha o vasilhame com água na mesma temperatura.
Coloque à sua frente a foto de Shri Mataji, com o elemento fogo à frente (pode ser uma vela). Sente-se e coloque os pés dentro d’água, mantendo a toalha e o vasilhame por perto.
Feche os olhos e entre em meditação. Desista dos pensamentos e mantenha sua atenção no topo da cabeça, livre de distrações. O banho de pés deve durar aproximadamente 10 minutos, tempo suficiente para a quantidade de água e sal absorver as vibrações desequilibradas do seu corpo sutil.

 

Após esse tempo, enxágüe cada pé com a água limpa do vasilhame e seque-os. Não fique olhando fixamente para a água da bacia, pois ela estará “suja” com as impurezas removidas do corpo sutil.  Jogue-a no vaso sanitário e dê  descarga. Passe água limpa na bacia antes de guardá-la. Essa bacia deve ser reservada para essa técnica, que pode ser usada por qualquer pessoa.
Comprove o bem-estar proporcionado por essa simples prática e desfrute os efeitos do silêncio mental em sua meditação.

 

4. Tratamento com as afirmações

Dirigindo-se à Kundalini como Mãe.

Agnya Esquerdo:
Mãe, por favor, elimine os condicionamentos e os maus hábitos em mim.

Agnya Direito:

Mãe, por favor, faça com que o ego em mim coopere com a minha evolução espiritual.

Mãe, ajude-me a não julgar os outros.

Agnya Central:

Mãe, eu perdôo a todos, inclusive a mim mesmo(a).

Agnya Frontal:
Mãe, por favor, dê-me coragem para evoluir.

Agnya Posterior:
Mãe, por favor, remova toda impureza no meu olhar.

 

5. Tratamento com mantras

Os mantras HAM (eu sou) e KSHAM (eu perdoo) podem ser utilizados para reduzir os pensamentos. Para isso, toque alternadamente com as mãos a testa. A mão direita toca o lado direito da testa e a mão esquerda, o lado esquerdo da testa. Ao tocar com a mão direita, recite HAM e ao tocar com a mão esquerda, recite KSHAM.

 

O Agnya e a evolução pessoal

Olhar sem reação

A matéria e os condicionamentos

Rodapé