Corpo Sutil

Conheça a parte sutil do nosso corpo

No interior de cada ser humano existe uma rede de nervos e órgãos sensoriais que interpretam o mundo físico externo. Ao mesmo tempo, dentro de cada um de nós existe um sistema sutil de canais (nadis) e centros de energia (chacras) que cuidam de nosso ser físico, mental, emocional e espiritual.

Na base da espinha, no osso triangular chamado sacro (as civilizações antigas sabiam que há algo de sagrado a respeito desse osso) reside a mais sutil energia espiritual, dormente na maioria de nós, chamada Kundalini.

A Realização do Si é o despertar desta energia através do canal central, atravessando cada um dos centros de energia e emergindo no topo da cabeça (a área do osso da fontanela) como uma suave “fonte” de frescor. A palavra fontanela significa “pequena fonte” o que, novamente, mostra o antigo conhecimento sobre o fenômeno da Realização do Si.

Muito embora a Realização do Si fosse a meta de todas as tradições religiosas no mundo, muito poucos foram capazes de alcançá-la. Em nossos tempos modernos, Shri Mataji transformou-a em um fenômeno “em massa” através do despertar espontâneo que ocorre na Sahaja Yoga.

Cada um dos sete chakras possui diversas qualidades espirituais. Essas qualidades estão intactas dentro de nós, e, mesmo que elas não possam sempre se manifestar, elas jamais podem ser destruídas. Quando a Kundalini é despertada essas qualidades começam a se manifestar espontaneamente e se expressam em nossas vidas.

Assim, através da meditação regular, nós nos tornamos muito dinâmicos, criativos, confiantes e, ao mesmo tempo, muito humildes, amorosos e compassivos. É um processo que começa a se desenvolver por si mesmo quando a Kundalini se eleva e começa a nutrir nossos chakras.

O Corpo Sutil

Dentro de cada ser humano existe uma rede de nervos e órgãos sensoriais que interpretam o mundo físico exterior. Ao mesmo tempo, dentro de nós reside um sistema sutil de canais e centros de energia (chacras) que cuidam de nosso ser físico, intelectual, emocional e espiritual. Cada um dos sete chacras tem várias qualidades espirituais.

Kundalini: o poder da Energia Interior

Energia solar, eólica, elétrica, mecânica, eletrostática, hidroelétrica… Tudo que nos cerca é pura energia. Definida como tudo que produz ou pode produzir ação e acontecimentos, a energia é mencionada nas práticas espiritualistas desde a antiguidade.

Os Yoga Sutras de Patanjali, que fornecem o fundamento básico e a filosofia subjacente da prática de yoga, trazem referências à Energia Vital que habita todos os seres vivos. Kundalini, é essa energia criadora e evolucionária que está adormecida na base da coluna vertebral de cada pessoa no Mooladhara, como é chamado o osso sacro. Quando é despertada, ela começa sua jornada ascendente através do Canal Central, o Sushumna, atravessa 6 Centros de Energia ao longo do caminho, e finalmente emerge no topo da cabeça.

A esse acontecimento chamamos a Realização do Si, quando a Kundalini se une à energia espiritual onipresente que envolve e abrange todas as coisas vivas. Seu despertar pode ser comparado ao brotar de uma semente, que depois de plantada, germina, cresce, floresce e frutifica, para gerar outras sementes.

…de repente você encontra as flores, então de repente um dia, de manhã, você vê frutas, então você vê as sementes brotando – você vê todos esses milagres, ou não… (Shri Mataji)

Derivada da palavra sânscrita “kundala” que significa “enrolada em si mesma”, é uma energia poderosa e feminina responsável pela expansão da nossa consciência no processo de Yoga, a união com Deus. Shri Mataji Nirmala Devi trouxe para a humanidade a chance de um despertar da Kundalini de forma natural, simples, e em massa, para iniciar o processo de desbloqueio e iluminação dos 7 Centros de Energia do nosso Corpo Energético. Dessa forma, é possível fazer com que ela flua livre e permanentemente, purificando, fortalecendo e iluminando cada célula do nosso Ser.

Conheça melhor cada parte do seu Corpo Sutil

Experimente agora

Que tal começar agora mesmo a experimentar os benefícios no seu corpo?

  • Sente-se confortavelmente em uma cadeira ou no chão
  • Respire calmamente algumas vezes
  • Coloque as duas mãos sobre as pernas com as palmas viradas para cima
  • Siga os passos a seguir silenciosamente, colocando sua mão direita sobre alguns pontos do lado esquerdo do corpo
Use as setas ou arraste para seguir os passos:
Loading...