Corpo Sutil
Conheça a parte sutil do nosso corpo
No interior de cada ser humano existe uma rede de nervos e órgãos sensoriais que interpretam o mundo físico externo. Ao mesmo tempo, dentro de cada um de nós existe um sistema sutil de canais (nadis) e centros de energia (chacras) que cuidam de nosso ser físico, mental, emocional e espiritual.
Na base da espinha, no osso triangular chamado sacro (as civilizações antigas sabiam que há algo de sagrado a respeito desse osso) reside a mais sutil energia espiritual, dormente na maioria de nós, chamada Kundalini.
A Realização do Si é o despertar desta energia através do canal central, atravessando cada um dos centros de energia e emergindo no topo da cabeça (a área do osso da fontanela) como uma suave “fonte” de frescor. A palavra fontanela significa “pequena fonte” o que, novamente, mostra o antigo conhecimento sobre o fenômeno da Realização do Si.
O Corpo Sutil
Dentro de cada ser humano existe uma rede de nervos e órgãos sensoriais que interpretam o mundo físico exterior. Ao mesmo tempo, dentro de nós reside um sistema sutil de canais e centros de energia (chacras) que cuidam de nosso ser físico, intelectual, emocional e espiritual. Cada um dos sete chacras tem várias qualidades espirituais.
- Os três canais: Esquerdo, Direito e Central
- Mooladhara Chakra: Sabedoria e Inocência
- Swadisthana Chakra: Criatividade
- Nabhi Chakra: Satisfação
- Anahata Chakra: Segurança
- Vishuddhi Chakra: Comunicação
- Agnya Chakra: Perdão
- Sahasrara Chakra: Integração
- Kundalini: Energia divina em nós
Kundalini: o poder da Energia Interior
Energia solar, eólica, elétrica, mecânica, eletrostática, hidroelétrica… Tudo que nos cerca é pura energia. Definida como tudo que produz ou pode produzir ação e acontecimentos, a energia é mencionada nas práticas espiritualistas desde a antiguidade.
Os Yoga Sutras de Patanjali, que fornecem o fundamento básico e a filosofia subjacente da prática de yoga, trazem referências à Energia Vital que habita todos os seres vivos. Kundalini, é essa energia criadora e evolucionária que está adormecida na base da coluna vertebral de cada pessoa no Mooladhara, como é chamado o osso sacro. Quando é despertada, ela começa sua jornada ascendente através do Canal Central, o Sushumna, atravessa 6 Centros de Energia ao longo do caminho, e finalmente emerge no topo da cabeça.
A esse acontecimento chamamos a Realização do Si, quando a Kundalini se une à energia espiritual onipresente que envolve e abrange todas as coisas vivas. Seu despertar pode ser comparado ao brotar de uma semente, que depois de plantada, germina, cresce, floresce e frutifica, para gerar outras sementes.
…de repente você encontra as flores, então de repente um dia, de manhã, você vê frutas, então você vê as sementes brotando – você vê todos esses milagres, ou não… (Shri Mataji)
Derivada da palavra sânscrita “kundala” que significa “enrolada em si mesma”, é uma energia poderosa e feminina responsável pela expansão da nossa consciência no processo de Yoga, a união com Deus. Shri Mataji Nirmala Devi trouxe para a humanidade a chance de um despertar da Kundalini de forma natural, simples, e em massa, para iniciar o processo de desbloqueio e iluminação dos 7 Centros de Energia do nosso Corpo Energético. Dessa forma, é possível fazer com que ela flua livre e permanentemente, purificando, fortalecendo e iluminando cada célula do nosso Ser.
Conheça melhor cada parte do seu Corpo Sutil
Experimente agora
Que tal começar agora mesmo a experimentar os benefícios no seu corpo?
- Sente-se confortavelmente em uma cadeira ou no chão
- Respire calmamente algumas vezes
- Coloque as duas mãos sobre as pernas com as palmas viradas para cima
- Siga os passos a seguir silenciosamente, colocando sua mão direita sobre alguns pontos do lado esquerdo do corpo