Mahashivaratri – A grande noite do Senhor Shiva (episódio 2)

Publicado em: 1/03/2024 às 14h21

 

SHIVA TATTWA – sabe o que é?

Aproximam-se as celebrações do SHIVARATRI, o festival indiana que homenageia Shri Shiva.

 

 

SHIVA é a alma. Paz, beleza e não dualidade.

RATRI significa ‘refugiar-se’.

SHIVARATRI é refugiar-se em Shri Shiva. É celebrar o princípio de Shri Shiva dentro de si mesmo.

 

 

TATTWA ou Tattva é uma palavra sânscrita que significa “princípio”, “realidade” ou “verdade”. Podemos também entender como sendo um elemento ou aspecto da realidade, ou a verdadeira forma de tudo. Cada divindade tem seus princípios, seu tatwa, aquele conjunto de qualidades que são projetadas em nós e que nem sempre reconhecemos – Ganesha Tattwa, Vishnu Tattwa, Guru Tattwa.

 

Assim, esse “Princípio de Shri Shiva” dentro de nós, é representado pricipalmente pelo desapego, uma das qualidades do chakra Anahata esquerdo.

 

Shree Mataji Nirmala Devi, a fundadora da Sahaja Yoga e especialista em mitologia indiana diz:

 

“O Shiva Tattwa é inocente, é absolutamente inocente. É muito poderoso e extremamente inocente. E o segredo para alcançá-lo é apenas agradar, simplesmente agradar. Se vocês agradarem Shiva, então até pode ser um rakshasa(ser maléfico), ou qualquer coisa, Shiva concede todos os tipos de dádivas. Mas para um rakshasa, Ele pode apenas conceder o dom da longevidade, da vida longa. Mas para um santo, Ele irá conceder o estado de Satchitananda(alegria, verdade e bem aventurança).

 

Assim, mesmo que Ele dê qualquer coisa para um rakshasa(ser maléfico), ninguém deveria fazer perguntas sobre isso. Ele pode dar longevidade a ele, não importa, mesmo que ele viva por milhares de anos e não ganhe nada com isso, ele nunca obterá a realização. Assim, para um santo, Ele dá a longevidade eterna que vem pelo Espírito. Essa é a bênção do Shiva Tattwa.”

 

*Se você gostou deste e do primeiro episódio, não perca os próximos.

*E se ainda não fez a experiência da meditação Sahaja Yoga, não perca mais tempo