Mahashivaratri – A grande noite do Senhor Shiva (episódio 1)

Publicado em: 30/01/2024 às 21h46

É muito rico o significado espiritual deste que é um dos principais festivais da Cultura Indiana, a ser celebrado no dia 8 de março.

Mahashivaratri é traduzido como A Grande Noite de Shri Shiva. É uma noite de grande importância para os Yogis porque é o dia de Shri Shiva, o primeiro Guru de quem se originou a ciência do Yoga.

Para entender a importância de Shri Shiva na mitologia hindu é importante conhecer um pouco do:

Mundo das Divindades

Divindades Gregas


Divindades Romanas


Divindades Hindus

Quando lançamos um olhar sobre a espiritualidade da Índia a primeira impressão que se tem é que se trata de panteísmo, porque existem muitas divindades masculinas e femininas. E isso leva à conclusões equivocadas de que adoram vários deuses.

Na verdade tratam-se de muitos aspectos de um único Ser Divino. A melhor maneira de exemplificar isso é através de analogias.

O professor doutor em física, Eduardo Marino sugere pensarmos na luz branca, que é a integração de todas as cores, mas não é vista a olho nu.

Porém, se um feixe de luz atravessar um prisma de cristal, por exemplo, conseguimos ver cada uma dessas cores nitidamente.

Deus é Único

Da mesma forma, Deus – único, onipresente, onisciente, se desdobra de início em dois aspectos para iniciar a criação do universo: Parabrahma e Adi Shakti, o Pai e a Mãe primordiais. Dessa união surge o filho, Shri Ganesha.  Tem início um modelo de criação das principais tradições religiosas:

Esse princípio da Trilogia Divina, é um desdobramento da formação inicial: PARABRAHMA e ADI SHAKTI. E cada um dos 3 aspectos cuidará de uma parte da Criação, em parceria com sua contrapartida feminina:

Brahma(Mahasarswati):  Criador

Vishnu(Mahalakshmi): Preservador

Shiva(Mahakali):  Destruidor, no sentido de dissolver para recriar.

 

Exemplificando uma atuação do deus Shiva, é a extinção dos dinossauros por uma ação de Shri Shiva,  para que outras espécies de mamíferos mais evoluídas pudessem surgir na terra.

Todos esses princípios estão projetados e manifestados em nosso Corpo Sutil.

*Se você gostou deste primeiro episódio, não perca os próximos.

*E se ainda não fez a experiência da meditação Sahaja Yoga, não perca mais tempo. Clique aqui!