Vem aí o Navaratri – A Batalha das 9 noites

Publicado em: 13/10/2023 às 19h50

No dia 15 de outubro iniciam-se as celebrações de um dos mais importantes Festivais do hinduísmo, o Navaratri. Ele narra a luta da deusa Durga contra terríveis demônios que atormentavam a terra, tirando a paz até mesmo dos deuses que habitavam o Vaikhunta.

Tudo tem início quando Mahishasura – o demônio búfalo, faz rigorosas penitências para alcançar a imortalidade, que lhe é concedida parcialmente pelo deus Brahma: ele só poderia ser morto por uma mulher, o que para Mahishasura era completamente impossível e assim, ele aceita.
Logo em seguida ele começa a aterrorizar de tal forma os devas, que eles recorrem à Trimurti – Shiva, Brahma e Vishnu, que criam a deusa Durga, de tantos braços quantos eram seus poderes. Armada para a guerra, Shri Durga desafia o demônio para a luta. Em cada uma das nove noites ela assumiria um aspecto mais feroz e poderoso do que o outro:

I. Shri SHAILAPUTRI, a Filha do Rei do Himalaia;
II. Shri BRAHMACHARINI, aquela que observa o estado de celibato;
III. Shri CHANDRAGHANTA, aquela que mantém a lua em seu pescoço;
IV. Shri KUSHMANDA, aquela em cujo void está contido o Universo;
V. Shri SKANDAMATA, Mãe de Kartikeya;
VI. Shri KATYAYANI, aquela que se encarnou para ajudar os Devas;
VII. Shri KALARATRI, aquela que destrói até mesmo Kali;
VIII. Shri MAHAGAURI, aquela que fez grandes penitências;
IX- Shri SIDDHIDATRI, aquela que propicia a liberação – Moksha.

Grande foi a surpresa de Mahishasura ao ver Shri Durga esplendorosa e fortemente armada, refletindo mais luz que o próprio Sol, e com a clara intenção de derrotá-lo.

As sangrentas batalhas são travadas e na nona noite a vitória de Shri Durga é celebrada pelos seus devotos. Ela incorpora o aspecto de Vijaya, a deusa vitoriosa e a humanidade pode então viver em paz…

São muitos os simbolismos do Navaratri que podem ser aplicados às inúmeras batalhas travadas pelos seres humanos interna e externamente nesses tempos atuais, sob a influência da Kali Yuga.(Era da escuridão). Pedem destemor, coragem, força de vontade e uma boa dose de confiança e capacidade de confiar nos poderes divinos. Uma arma poderosa é a meditação regular que fortalece e nos ajuda a expressar as qualidades de Shri Durga instaladas no Anahata, o chakra do coração.
Para despertá-los acesse e siga os passos da meditação guiada de 10 minutos:
www.sahajayoga.org.br/quero-comecar/