Shri Mahavira Jayanti

Publicado em: 3/04/2023 às 6h33

Celebramos hoje o nascimento do Senhor Mahavira, aquele que reside em nosso Agnya Esquerdo e é uma encarnação de Shri Bhairavanath. Shree Mataji diz que os dois circulam o tempo todo para cima e para baixo no nosso Canal Esquerdo, para evitar que as sombras se instalem nele.

O Festival

Mahavir Janma Kalyanak é um dos festivais religiosos mais importantes do jainismo, a religião que reúne seguidores de Shri Mahavira.

Neste dia, bandeiras decoram os templos jainistas. Pela manhã o banho cerimonial conhecido como “Abhishek” é dado na estátua de Mahavira, procissões são realizadas, e as pessoas meditam. Arroz, frutas, água, lamparinas, leite e incenso são oferecidos aos pobres neste dia.

Nascimento

Mahavira nasceu em 599 a.C e viveu até 527 a.C, em Kundalagrama, que está situado no distrito de Vaishali em Bihar, no décimo terceiro dia da lua crescente do mês de Chaitra (que era Trayodashi Tithi durante Shukla Paksha do mês de Chaitra). Recebeu o nome de Vardhamana e após a iluminação passou a chamar-se Mahavira, nome sânscrito que significa “Grande herói”.

Seus pais, o rei Siddharta e a rainha Trishala comentavam sempre a respeito de sua aparência nobre e de suas maneiras refinadas.

Trajetória

O menino Vardhamana era, sob todos os aspectos, o protótipo do príncipe ideal. Ao atingir a adolescência, o príncipe foi enviado a um Guru para que tivesse uma educação formal. Ele se tornou um estudante brilhante e seu Guru dava-lhe sempre a palavra para que instruísse os demais alunos. A facilidade com que ele assimilava os conhecimentos surpreendia muito o seu Guru. Ele achava que a profecia estava se cumprindo, pois seu aluno era não só muito inteligente mas ultrapassava todas as suas expectativas.

Os anos foram se passando e aquele rapaz excepcionalmente inteligente crescia de forma elegante, forte e corajosa.

A mensagem de Mahavira seguia basicamente a doutrina da antiga seita dos Nirgranthas, porém com a adição de um quinto voto: o de abster-se de acumular riqueza pessoal ou voto de pobreza. A principal preocupação de Mahavira foi com a Liberação (Moksha), rechaçando o politeísmo e os sacrifícios sangrentos dos brâmanes daquela época.
Depois de sua morte, fundou-se uma religião em sua homenagem, o jainismo, bem como de antigos e míticos patriarcas, com numerosas lendas.

São muitos os episódios extraordinários que demonstravam as elevadas qualidades do príncipe Vardhamana, e podem ser lidos no http://sahaj-az-pt.blogspot.com/2011/11/historia-de-shri-mahavira.html#more

Mantra e afirmação

(Para celebrar essa data, você pode entoar o mantra ou a afirmação abaixo, durante a sua meditação)

Mantra:

Om twameva sakshat

Shri Mahavira Mukti Dayini sakshat

Shri Adi Shakti Mataji

Shri Nirmala Devi namo namah.

Afirmação:

“Mãe, por favor, perdoa-me. Permite que eu tenha uma fé firme e que eu supere todos os medos.”