Suave meditação faz 53 anos

Publicado em: 5/05/2023 às 19h09

A Fundação Mundial Shri Mataji Nirmala Devi da Sahaja Yoga, tem o prazer de anunciar o reconhecimento do dia 05 de maio como o Dia Mundial da Realização, em homenagem ao trabalho e visão da fundadora da meditação Sahaja Yoga, Shri Mataji Nirmala Devi. A data marca o dia em 1970, em que Shri Mataji conseguiu transcender barreiras cósmicas significativas, através de sua meditação debaixo de uma árvore Bilva, em uma praia deserta em Nargol Índia, e abrir o Chakra final, chamado de Sahasrara.

Ao efetuar esta mudança importante, Shri Mataji abriu a porta para uma nova era de emancipação universal através do crescimento espiritual, e, mais importante, Ela trouxe a oportunidade para um grande número de pessoas receber sua iluminação espiritual rápida e facilmente. Em vez de ter de retirar-se para a austeridade das montanha, qualquer um poderia dinamizar a energia Kundalini vital dentro de si e tornar-se conectado com o espírito cósmico através da meditação.

Shri Mataji fez desse processo, chamado de Realização do Si, a base de uma forma de meditação a que denominou Sahaja Yoga. De forma única dentre as práticas deste tipo, a chave da Meditação Sahaja Yoga é a “consciência sem pensamentos”, que eleva o espírito, através do silêncio mental, em vez de utilizar-se de visualizações ou outro tipo de foco mental. Esta forma de meditação tem crescido enormemente nos últimos 50 anos e agora é praticada em mais de 120 países. Os praticantes vêm de todas as esferas de vida e culturas, e, normalmente, descobrem uma modalidade de paz, satisfação e bem-estar geral que na sociedade moderna tende a se degradar.

Shri Mataji, que quando criança trabalhou com Mahatma Ghandi na luta não-violenta pela independência da Índia, foi duas vezes indicada ao Premio Nobel da Paz e recebeu a Medalha de Paz das Nações Unidas em 1989. Ela passou mais de 40 anos viajando pelo mundo para espalhar a Sua mensagem de paz e de unidade através de sua forma suave de meditação. Excepcionalmente entre os chamados gurus da época, sua principal mensagem foi a de que cada pessoa carrega a semente de sua própria maestria dentro de si. Elas podem de fato se tornar seu próprio guru, sem necessidade de recorrer a um dogma ou ritual. A meditação irá fornecer tudo o que alguém precisava para desbloquear a realidade por trás deste universo material, e ajudá-los a encontrar um propósito e prazer em sua existência, mais uma vez.

Shri Mataji faleceu em 2011, mas seu legado continua atuando na vida e no trabalho comunitário de Seus seguidores ao redor do mundo. Ela repetidamente explicou que cada pessoa tem o direito de obter a sua Realização do Si, de forma gratuita e sem compromisso, e essa abordagem continua hoje tão forte como quando essa personalidade extraordinária estava viva.

A árvore numa praia da Índia, que foi a única testemunha desse avanço cósmico, já foi designada Árvore Nirmal, em homenagem a Shri Mataji, e este lugar é oficialmente reconhecido como um lugar de profundo significado espiritual. Espera-se que o 05 de maio, seja uma data que um dia possa ser classificada como o mais importante aniversário na história da humanidade, sirva como uma homenagem universal e devidamente amorosa para a guru dos gurus e professora dos professores, que trouxe de forma tangível e significativa a espiritualidade para um mundo perdido em meio ao medo e à confusão.

Para celebrar esse dia, assista o breve vídeo a seguir, após se acomodar confortavelmente, de preferência com os pés descalços apoiados no chão. Agora dê um play e acompanhe as orientações dadas pela Shri Mataji, fundadora da Sahaja Yoga. O vídeo tem tradução simultânea, aguarde as instruções em português após as falas de Shri Mataji.

Ao final, permaneça de olhos fechados por alguns minutos, ignorando todos os pensamentos que vierem:

Mais informações podem ser encontradas em sahajayoga.org.br.