Introspecção

Publicado em: 28/04/2023 às 5h00

Conheça e experimente a Introspecção: uma prática, ensinada por Shri Mataji, para que possamos de forma objetiva nos conhecermos e resolvermos as questões que nos incomodam. Uma forma de olharmos para nós mesmos e estabelecermos um diálogo com a parcela divina que reside em cada um de nós.

Para fazer a Introspecção você pode seguir os seguintes passos:

  1. Faça uma pergunta 
    • Sempre relacionado a você e suas ações, não pergunte em relação a outros
    • Por exemplo: O que posso fazer para resolver tal questão? Por que tenho perdido tanto a paciência com tal pessoa? O que me impede de realizar tal coisa? Como posso melhorar tal aspecto da minha personalidade?
  2. Entre em consciência sem pensamentos
    • após fazer a pergunta não tente respondê-la mentalmente ou refletir sobre ela
    • busque o breve silêncio que existe entre um pensamento e outro
  3. Aguarde a resposta chegar
    • Depois disso a resposta surgirá de forma espontânea para você (como um insight, durante a conversa com um amigo, a leitura de um livro, assistindo a uma palestra de Shri Mataji, como um pensamento durante a meditação…)

E para aprofundar seu conhecimento sobre essa prática leia atentamente a seguir os trechos de palestras de Shri Mataji, quando ela explicou sobre a Introspecção:

A primeira coisa para consolidar a si mesmo… é que você deve fazer introspecção. você deve fazer introspecção, é para refletir a luz dentro… e ver por você mesmo: o que você fez até agora na Sahaja Yoga? Onde você estava? Até que ponto você foi? E até que ponto você tem de ir? O que está faltando em você? Você ficará surpreso ao ver que quando você começa a se observar, de uma forma muito imparcial, não se justificando, não culpando nenhum bhoot, ou não precisar culpar nenhum badha dentro de você, ou alguma outra pessoa. Se você começa a se observar, o que está errado com você é que você não pôde… consolidar-se apropriadamente, você ficará surpreso ao ver que tem havido problemas… que ainda estão persistindo que devem ser corrigidos

Fonte: https://www.amruta.org/pt-pt/1988/06/18/introspection-and-meditation-shudy-camps-1988

A autorreflexão tem de existir. Porque quando Eu li sobre o povo russo, seus livros, Eu constatei que em cada livro, quer eles descrevam um romance, descrevam qualquer coisa, o que há por trás é tudo autorreflexão. Eles estão tentando descobrir: “Por que estou fazendo isto, aquilo?” “Por que eu sou assim?” A autorreflexão está presente. Assim, nós devemos fazer introspecção. O tempo todo dizer: “Por que estou fazendo isto?” “Por que eu sou assim? Qual é a razão?” Isso é o que deve ser feito, então este ego desaparecerá.

Fonte: https://www.amruta.org/pt-pt/1990/09/21/talk-on-children-at-girvins-ashram-1990

Você deveria tentar fazer introspecção assim o tempo todo… e ficar de olho em si mesmo. Neste momento, é importante… que voltemos nossa atenção para dentro e observemos: “Mas o quê?” “Eu estou pensando isto? Estou pensando em outra pessoa?” “Estou pensando como ela é melhor do que eu e que eu deveria aprender algo com ela?” “Eu sou capaz de ver suas boas qualidades ou olho para os defeitos?” Se vocês podem ver as boas qualidades nos outros e as próprias qualidades ruins, então isso é muito bom, porque vocês não podem remover os defeitos nos outros, vocês não têm essa autoridade. Vocês têm autoridade para corrigir seus próprios defeitos. “Então, o que os outros fizeram? Os outros são assim”, aqueles que pensam assim, sua yoga ainda não está completa. “Quais são os defeitos dentro de mim?” Somente mantendo essa vigília, vocês podem se corrigir. Vocês não podem corrigir isso observando os outros. É como se vocês estivessem pensando sobre os defeitos na casa de outra pessoa. Mas nós devemos conhecer, nós devemos entender esse yukti, que nós mesmos somos responsáveis por nossa condição mal desenvolvida.

Fonte: https://www.amruta.org/pt-pt/1990/03/30/birthday-puja-delhi-1990

Assim, agora, gradualmente, vocês devem ver por si mesmos… que vocês têm de crescer, e crescer muito rápido. E para isso, vocês têm de se lembrar que nós precisamos de nossa introspecção para ver: “Onde eu estou? O que eu estou fazendo agora?” “Ah, agora a raiva está vindo.” Assim que a raiva começar a chegar, vá e fique em frente ao seu espelho e diga: “Agora venha, vamos ficar com raiva.” Encare-se o tempo todo, e isso ajudará – não os outros.

Fonte: https://www.amruta.org/pt-pt/1991/03/28/mahavira-puja-perth-1991-australia

E então, na luz do Sahasrara, você tem de observar a si próprio e ver por si mesmo. Gradualmente, a introspecção ficava melhor, através das vibrações, para ver: “Por quê? Por que eu quero isso?” “Por que minha atenção vai para o meu conforto?” “Por que minha atenção vai para a comida?” “Por que vai para minha família? Por que vai para meus filhos,” “mesmo quando eu tenho de alcançar o mais elevado?” Assim, você começa a fazer introspecção. Então, você também sabe pelas suas vibrações… que há algo errado com você. Então, você não tenta observar os outros, o que está errado com os outros, você começa a observar a si mesmo

Fonte: https://www.amruta.org/pt-pt/1991/02/16/mahashivaratri-puja-1991

Assim, a primeira coisa é que deve haver muita introspecção. “O que está errado comigo?” Não o que está errado com os outros. “O que está errado comigo?” “Estou buscando o conforto do meu corpo?” “A atenção está em meu corpo ou em meu Espírito?” “Neste caso, o que estou fazendo?” Eu acho que a melhor coisa é anotar isso. “Eu posso dormir na grama?” Eu posso sentar na pedra?” Você tem de fazer este corpo trabalhar. “Eu posso dormir a qualquer hora que eu queira e posso me manter…” “acordado em qualquer hora que eu queira?” Eu tenho visto as pessoas cochilarem. A razão é esta: não que elas sejam ruins… ou de algum modo pessoas indisciplinadas, mas porque elas estão cansadas interiormente. Se você está cansado interiormente, então se sente cansado o tempo todo. Vocês verão na televisão, se vocês observarem as pessoas no Ocidente, elas estão sempre sentadas assim. Porque elas estão muito cansadas. Por que elas estão tão cansadas? Elas não trabalham tão arduamente. Então, faça introspecção: como você se comporta.

Fonte: https://www.amruta.org/pt-pt/1991/07/28/guru-puja-1991

Assim, se você realmente… faz o “antarmana”, se você realmente se observa interiormente, enquanto está meditando, você se observa, os seus chakras e tudo mais, e então você percebe essa introspecção: “Por que eu sou desse jeito?” Simplesmente, se separe de si mesmo, veja por si mesmo: “Por que eu sou desse jeito?” “Por que eu fiz desse jeito?” “Por que eu penso assim?” “Quem sou eu?” Essas perguntas, quando respondidas, você conhecerá todo o seu mérito, o seu valor. Eu não sei como Eu devo enfatizar isso, o quanto mais é necessário para enfatizar… a importância da meditação, todos os dias. Como essas propagandas que vocês veem, todos os dias, eles simplesmente seguem bombardeando sua cabeça: “Compre isso, compre aquilo, compre, compre, compre, compre, compre.” Isso atua. Da mesma maneira, você tem de todos os dias… bombardear a si mesmo: “Agora, a meditação.” “Começar a meditação, começar a meditação.” Então, você ficará surpreso que quando você sair, você verá algo belo, imediatamente, você entra em consciência sem pensamentos.

Fonte: https://www.amruta.org/pt-pt/1991/04/06/shri-bhavasagara-puja-1991